Ansiedade por Maria Prieto

Ansiedade

ANSIEDADE

Vamos falar sobre ANSIEDADE?


A ansiedade pode ser definida como um estado emocional caracterizado por nervosismo, preocupação e apreensão associado com ativação ou excitação do corpo. Respostas de ansiedade incluem alterações fisiológicas como aumento da frequência cardíaca, sudorese, sensação de falta de ar, tremores, tontura, desconforto abdominal, entre outras. A ansiedade geralmente ocorre diante de acontecimentos temidos (muitas vezes, imaginários – como achar que vai se sair mal em um prova) ou muito esperados, como uma viagem, um encontro ou um presente. Ela passa a merecer atenção quando suas respostas são muito intensas e frequentes, prejudicando a qualidade de vida. Por exemplo, o estudante deixa de ir à faculdade para não apresentar um trabalho em público, uma pessoa deixa de ir a eventos importantes para não ter que dirigir, ou deixa de trabalhar para não ter que lidar com possíveis falhas. Assim, a pessoa apresenta um padrão de comportamento de fuga e esquiva de situações que são importantes para ela. Algumas dicas para lidar com a ansiedade:


– Identificar a emoção e acolhê-la (não tentar se livrar do desconforto).
– Focar a atenção no momento presente, no aqui-agora (considerando que a ansiedade está relacionada à tentativa de evitar o desconforto planejando o futuro).
– Aprender novas habilidades sociais e de enfrentamento (procure ajuda de um profissional!)
– Questione seus pensamentos. O medo é real? O que de pior pode acontecer? Como vou lidar com isso? Entenda que por pior que seja o problema, você poderá superá-lo!
– Permitir a dúvida, a incerteza e possíveis erros.
– Faça sempre o que é importante pra você, de acordo com suas metas e valores de vida, mesmo com o desconforto e apesar dele!
– Sempre que fizer algo importante apesar do desconforto, recompense seu comportamento com algo que você gosta muito de fazer e que não exija muito esforço.
– Se a ansiedade estiver intensa, respire profundamente: puxe o ar em 4 tempos e solte pela boca em 6 tempos. Repita o processo até se sentir melhor.
– O exercício físico também ajuda na diminuição da ansiedade.

E você? Escreva nos comentários o que você faz para lidar com a ansiedade!

Imagem de María Prieto por Pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *