Especialidades
Avaliação Neuropsicológica
A avaliação neuropsicológica tem como finalidade avaliar os aspectos cognitivos e comportamentais, relacionando-os com o funcionamento do sistema nervoso central e descrevendo as forças e dificuldades atuais da pessoa. Auxilia no diagnóstico e acompanhamento de transtornos do neurodesenvolvimento (por ex. Transtornos específicos de aprendizagem, Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, Transtorno do Espectro Autista) e transtornos psiquiátricos (por ex. depressão, transtornos de ansiedade, esquizofrenia), alterações cognitivas decorrentes de doenças neurodegenerativas (por ex. Demências), lesão cerebral devido à traumatismos, acidentes vasculares ou abuso de substâncias. Também auxilia na elaboração de programas de reabilitação, acompanhamento de alterações cognitivas e comportamentais decorrentes de cirurgias, bem como procedimentos legais que envolvam documentar incapacidade cognitiva de pessoas com lesões ou doenças que afetam o sistema nervoso central. Consiste na aplicação de testes padronizados, observação e análise dos comportamentos. Geralmente, são necessárias uma média de 6 sessões de 50 minutos cada, podendo variar dependendo da demanda e ritmo do examinando.
Terapia Cognitiva e Comportamental
As sessões de terapia são realizadas uma vez por semana, no mínimo, com duração média de 50 minutos, podendo variar conforme a demanda e necessidade. São indicadas para pessoas que sofrem de transtornos psiquiátricos, dificuldades emocionais e/ou comportamentais, dificuldade nas relações interpessoais, problemas médicos com componentes psicológicos, ou para qualquer pessoa que busca o autoconhecimento e uma vida pautada naquilo que é importante para ela, bem como para pessoas que buscam lidar com problemas específicos como luto, indecisão, insônia, procrastinação, baixa motivação, entre outros. O tempo de duração da terapia varia de acordo com os conteúdos trazidos nos atendimentos e os comportamentos da pessoa, sendo um processo sem previsão específica de término.
Psicologia do Esporte
De maneira geral, a Psicologia do Esporte é uma ciência que trabalha com o comportamento humano no contexto do esporte e do exercício físico. As áreas de aplicação englobam Esporte de rendimento ou de alto nível, Esporte recreativo, Esporte escolar e Esporte de reabilitação. O público alvo são atletas e seus pais, treinadores, árbitros e pessoas que praticam atividade física no seu tempo livre. Tem como finalidade ajudar estas pessoas a desenvolverem uma boa performance, uma satisfação pessoal, estratégias de resolução de problemas, motivação, estabilização e otimização do comportamento na competição e boa qualidade de vida. Ainda, o psicólogo do esporte pode auxiliar nos casos de ansiedade pré competitiva, estresse, recuperação pós lesão, dificuldades no relacionamento com a equipe, entre outras situações. Para isto, o psicólogo do esporte geralmente utiliza técnicas de relaxamento, autocontrole, concentração, treinamento mental, entre outras. As sessões podem ocorrer na clínica ou no próprio local de treinamento, conforme a demanda e necessidade.
LOCALIZAÇÃO
R. José Ferreira Marques 13-81,
Vila Cidade Universitária em Bauru, SP. CEP: 17012-200